6 Fatores de Risco para Osteoporose

Há um conjunto de fatores que influenciam e favorecem o desenvolvimento da Osteoporose. Devemos conhecê-los para levar informações de qualidade para os nossos paciente.

1. Menopausa: com a interrupção da menstruação, ocorre diminuição dos níveis de estrógeno 7 (hormônio feminino), que é fundamental para manter a massa óssea. 

2. Envelhecimento: a perda de massa óssea aumenta com a idade. 

3. Hereditariedade: a Osteoporose é mais frequente em pessoas com antecedentes familiares da doença. 

4. Excesso de fumo e álcool: tem-se observado maior incidência de Osteoporose entre as pessoas que consomem álcool em excesso e fumam. 

5. Imobilização prolongada: o exercício físico constitui um importante estímulo para a formação e o fortalecimento dos ossos. Grandes períodos de imobilização e a falta de exercícios podem levar à Osteoporose. 

6. Medicamentos: alguns medicamentos, como os corticóides, em tratamentos de longa duração, favorecem a redução da massa óssea. (Amanhã posto sobre “Como é feito o diagnóstico da Osteoporose”)

FONTE: SBR/Comissão de Doenças Osteometabólicas e Osteoporose

Sobre Daniel Coriolano

Daniel Coriolano possui graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (2011) e residência médica em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2013-2015). O médico também é diretor executivo da Núcleo M.D., empresa de eventos de desenvolvimento profissional e pessoal na área da saúde. Atualmente também é professor da graduação em medicina da Universidade de Fortaleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *